Legião de Maria


RETIRO ESPIRITUAL — 2ª noite

                                          BENEFÍCIOS

O retiro espiritual pode nos ajudar a redescobrir e a cultivar nossa consciência espiritual. Uma vez que tenha experimentado essa consciência mais elevada, tenha aprendido a reconectar-se com o nosso “ser” eterno, podemos mover-nos novamente para o movimento da vida com uma perspectiva refrescada.
Nós teremos encontrado novo propósito e significado para a vida e a maneira como se conecta com os outros e com o mundo. É o que estamos vivenciando com a nossa participação do retiro no Cosminho por ocasião da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Grotas.


 
Na 2ª noite tivemos como Coordenação Movimento Legião de Maria e Mãe Rainha com o tema: Mistérios Dolorosos - Rosário, meu amigo nos momentos de alegrias e provações. 


Podemos sentir que vale a pena o tempo que nos retiramos das ocupações cotidianas, dos nossos ambientes de convivência, do mundo para nos ocuparmos com a salvação de nossa alma e de nossa família.  


VI Congresso legionário tem momentos de fé e adoração


Legião de Maria da Diocese de Juazeiro realizou VI Congresso Legionário com tema: Maria canal de Graças que nos conduz a Eucaristia. Na programação palestras e momentos de aprofundamento da fé e do carisma da Legião de Maria. Centenas de legionários de várias cidades da Diocese se fizeram presentes nesse momento de fé. A Legião é um dos maiores movimentos da Diocese de Juazeiro e realiza um belíssimo trabalho que une oração, evangelização através da visita à famílias e ajuda a pobres e doentes. Tudo procurando imitar Maria!


Veja um vídeo que retratou um dos principais momentos do Congresso: a adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida por Padre Josemar Mota, Vigário Geral da Diocese:



                                               


VI CONGRESSO LEGIONÁRIO





CONGRESSO LEGIONÁRIO
O congresso, como o nome indica, se trata de uma reunião ou assembléia solene de pessoas com a finalidade de discutir ou aprofundar algum assunto. No caso do congresso legionário, este grande encontro de legionários, trata-se de uma solenidade devido o seu valor e sua importância na estrutura da Legião.
A cada dois anos o Comitium ou a Cúria devem com grandioso empenho realizar tal atividade durante todo o dia. O Congresso deve constar de uma parte espiritual como as orações e uma parte de palestras e reflexões com assuntos pré estabelecidos. A abertura para a partilha é importante; pois só assim as pessoas poderão tomar parte nas reflexões expostas. De fato, é na participação dos legionários que o Congresso encontra e expressa toda a sua beleza e finalidade.
Contudo, o Congresso não deve apenas ter falas bonitas, mas cheias de conteúdo. Para que a discussão não fique no campo do irreal, do que é distante da vida, mas fale das questões atuais, do que de fato pode enriquecer a vida da Legião e provocar mudanças de atitudes na vida dos legionários.
O importante é que todos possam participar do Congresso Legionário. Realizar um congresso onde poucos tomam parte, não expressa à disciplina legionária e também não favorece todo o esforço para a sua realização. Todo legionário deve tomar sempre mais consciência da necessidade da sua participação em todas as atividades promovidas pela Legião de Maria.
Não dar valor as atividades legionária, excluir-se de qualquer participação, não condiz com a espiritualidade legionária. A prontidão de Maria é sempre modelo para a prontidão de todos nós.
O bom êxito do Congresso dependerá da graça de Deus e do nosso empenho e participação. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos conduza na realização de tão precioso trabalho, cujos frutos são o enriquecimento da própria Legião. E que a sempre Bem Aventurada Virgem Maria interceda por todos nós.
Convidamos todos os legionários (a) para a abertura do VI Congresso Legionário dia 28 de julho (sábado) , com a Celebração da Santa Missa às 19:30h na Catedral, presidida pelo Vigário Geral Monsenhor Josemar Mota. Dando continuidade durante todo o dia 29 de julho (domingo) no Colégio Paulo VI.
Pe. José Filipe Pulpayil
Diretor Espiritual da Legião de Maria
Juazeiro, 15 de julho de 2012






II CENÁLUCO COM MARIA - PARÓQUIA SANTA TEREZINHA




MISSA DOS MOVIMENTOS, CURA E LIBERTAÇÃO PARÓQUIA COSMINHO - 06/05/12.
LEGIÃO DE MARIA
Maio mês de Maria

 




No primeiro domingo de cada mês acontece a tradicional Missa dos Movimentos, Cura e Libertação às 17hs, na Paróquia Cosminho, ficando um movimento responsável a cada mês. Neste mês que é dedicado às mães, também como cristãos apaixonados por Jesus A LEGIÃO DE MARIA assumindo prestou sua homenagem a nossa Mãe Maria Santíssima; a grande escolhida por Deus para colaborar na obra da Salvação. A celebração foi Presidida pelo Diretor Espiritual dos Movimentos nosso Pároco Padre José Filipe, iniciando com a homenagem de coroação a Nossa Senhora. Essa missa tem como finalidade aproximar os grupos, afinal todos trabalham pelo mesmo ideal o Reino de Deus. E para surpresa cada mês podemos contar com uma grande quantidade de fiéis de todos os movimentos, leigos, devotos, etc... No final acontece a Novena ao Divino Pai Eterno, seguida de um momento de Adoração com Oração de Cura e Libertação, finalizando com a Benção do Santíssimo Sacramento passando em nosso meio. Muitas graças e bênçãos são derramadas, participe no próximo mês onde teremos como responsável Movimento Mãe Imaculada! SALVE MARIA.



MAIO - MÊS DEVOCIONAL A MARIA

Neste mês que é dedicado às mães, também como cristão apaixonados por Jesus prestamos nossa homenagem a sua Mãe Maria Santíssima;a grande escolhida por Deus para colaborar na obra da Salvação. Convidamos toda comunidade a participar da Missa dos Movimentos que acontece todo 1º domingo de cada mês às 17:00h, na paróquia Cosminho, e em especial esse mês os responsáveis pela organização será a LEGIÃO DE MARIA. Contamos com a presença maciça de todos os legionários devidamente fardados em ordem de batalha como nos instrui o manual. Nossa devoção  a Nossa Senhora com a reza do terço onde todas as  famílias reunidas rezam pelas intenções da comunidade, pelo nosso pároco e sua família e pelas intenções de cada pessoa em particular.  Contemplaremos como Maria, a escolhida por Deus para ser a sua Mãe perfeita, foi também eleita para ser a advogada, medianeira da humanidade. No  colo de Maria encontramos abrigo e consolo. Ela nos conforta. A presença da Virgem Maria em nossas vidas é real. Maria nos guia a cada momento. É mãe cuidadosa e amorosa com seus filhos. Assim, devemos ser como filhos amorosos e apaixonados pela mãe essa mãe que está junto ao trono do Deus Onipotente. Ela é o caminho mais fácil, agradável e seguro para chegar a Deus. SALVE MARIA!.



LEGIÃO DE MARIA
Maio mês de Maria

Chegou o mês de maio, onde todos nós devotos de Maria nos preparamos para homenagear nossa Senhora.
Um mês abençoado que além de celebrarmos a aparição de Maria no dia 13 de Maio, homenageamos todas as mães, pois neste mesmo mês comemoramos o dia das mães.
Nossa mãe, a mãe de Deus, maio é o seu mês, mês em que todos os devotos participam de missas em agradecimento a nossa Senhora por uma graça alcançada, é um momento de reflexão, momento para pedir que a mãe de Deus nos ajude em situações difíceis.
Os fieis acedem velas colocam um jarrinho de flores e rezam o terço, fazem novenas, deixam a imagens de nossa Senhora em destaque na sala de suas casas, e rezam o oficio. Lindo não! Esses são os devotos de Maria.
Em 1917, Nossa Senhora apareceu em Fátima - Portugal para três pastorinhos - Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem fez revelações que mais tarde ficaram conhecidas como o "Segredo de Fátima".
A 1ª e 2ª parte do Segredo foi escrita por Lúcia no ano de 1941 e conhecidas logo seguir. A 3ª parte do Segredo foi escrita em 1944 numa correspondência privada para ser aberta somente pelo Papa. No dia 26 de Junho de 2000, a 3ª parte do Segredo foi finalmente publicada na íntegra pelo Vaticano.
Por isso neste mês tão especial para todos nós nada melhor do que falarmos da Legião de Maria, sua origem, sua espiritualidade, sua finalidade, seu trabalho e quem pode ser um legionário.
             
LEGIÃO DE MARIA
UM INSTRUMENTO NAS MÃOS DA IGREJA

O QUE É A LEGIÃO DE MARIA
A Legião de Maria é um movimento de católicos que, com a aprovação da igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, medianeira de todas as graças, se constituíram em Legião para servir na guerra, perpetuamente travada pela igreja, contra o mal que existe no mundo. È um exército de mulheres e homens sob o comando de Maria, orientados pela Palavra Sagrada, para levar Cristo ao mundo. O primeiro grupo de legionários surgiu em Dublin, na Irlanda, em 07/09/21

FINALIDADE DA LEGIÃO DE MARIA
A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação de seus membros, pela oração e pelo trabalho ativo na obra de Maria, sob a direção da autoridade eclesiástica. É um instrumento nas mãos da Igreja.
  
ESPIRITUALIDADE DA LEGIÃO DE MARIA
O espírito da Legião é o próprio espírito de Maria de quem os legionários procurarão imitar a profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angelical, a contínua oração, a mortificação universal, a pureza perfeita, a paciência heróica, a sabedoria celeste no amor corajoso e sacrificado a Deus e, principalmente, na sua fé. Essa espiritualidade tem como programa: Eucaristia, Ofício da Imaculada Conceição e o Terço.

QUEM PODE SER LEGIONÁRIO (A)?
 A Legião de Maria está aberta a todos os católicos que pratiquem fielmente a religião, que tenha o desejo de exercer seu apostolado na Igreja e, através dele levar Maria ao mundo.

EM QUE CONSISTE O TRABALHO LEGIONÁRIO
Visitas domiciliares: apoio espiritual às famílias;
Visitas a hospitais, prisões e albergues;
Visitar e cuidar dos deficientes, doentes e idosos;
Rezar o terço nos cemitérios e velórios;
Colaborar com a Igreja nas iniciativas de caráter apostólico e missionário;
Entronização do Sagrado Coração de Jesus nas famílias;
Ministrar aulas de formação cristã;
Difundir a literatura católica;
Promover a missa diária e a devoção ao Santíssimo Sacramento;
Promover retiros e momentos de espiritualidade.

CONHEÇA A LEGIÃO DE MARIA E VENHA FAZER PARTE DESTE EXÉRCITO
 Agora que falamos da Legião de Maria, venha fazer parte deste exercito, pois só fazendo parte dele é que você conhece a história de Nossa Senhora, suas graças e sua devoção.
E a Legião de Maria da Paróquia São Cosme e São Damião no intuito de ajudar no fortalecimento de nossa devoção a Maria, sugere como reflexão o livro Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem de São Luis Maria de Monfort. Que Espírito Santo nos ilumine e Maria esteja sempre ao nosso lado. Salve Maria! 



Legião de Maria Cúria Mãe do Bom Conselho realiza Jornada Apostólica 


Com o objetivo de plantar a semente do Apostolado Legionário, a Cúria Mãe do Bom Conselho realizou domingo (22) uma Jornada Apostólica na Comunidade de São José Bairro Alto da Maravilha, em Louvor ao Tríduo e Festa de São José Operário que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de abril, às 19:30h e Festa 01 de maio às 19:30h.  .
A programação envolveu leitura do evangelho, orações e visitas às famílias, os Legionários fizeram uma demonstração da importância de estarmos visitando as famílias de nossas comunidades, levando a elas as nossas orações com mensagens do Bom Pastor, para que todos participem do grande rebanho de filhos de Deus.
Participaram 21 legionários com muito amor e dedicação

Finalizamos nossos trabalhos com as orações finais e o hino da Legião.Irmã Helena Martins Fonseca nos falou sobre a importância da Legião de Maria na Paróquia e que perseveramos cada dia no nosso compromisso legionário..



 FESTA DA ACIES - CÚRIA MÃE DO BOM CONSELHO



No Domingo dia 25 de março às 07:30h foi celebrada na Paróquia de São Cosme e São Damião, Missa da Festa da ACIES (Consagração e Renovação dos Votos das Legionárias de Maria), presidiu a celebração Pe. Raimundo Jorge, que em sua homília diz que a nova aliança, anunciada pelo profeta, é gravada no coração de cada fiel e permite conhecer a Deus de perto, que Jesus é o melhor discípulo do Pai. Encerrou a missa convidando as legionárias a rezarem a oração da lembrancinha que foi entregue a todos na acolhida.












Esta festa acontece uma vez ao ano sempre no dia 25 de Março ou próximo a esta data, afirmou a Presidente da Cúria Mãe do Bom Conselho, Helena Martins Fonseca, contamos com a presença da Presidente e tesoureira do Comitium Mediatrix, e de 81 legionárias ativas que consagraram e renovaram seus votos.

A celebração deu início com a reza do terço iniciando às 09:30h; em seguida a Irmã Irenice fez um momento de partilha sobre a Consagração, explicando a importância da renovação do compromisso legionário.

Toda a programação transcorreu num clima de oração, contamos com a presença do  Pe. Paulo Roberto da Paróquia Santa Terezinha que em sua fala fez menção à importância da celebração de reafirmar o compromisso dos legionários a fim de levar Cristo ao mundo na simplicidade de  Maria com espírito de serviço e doação. Neste domingo da Anunciação de Nossa Senhora, Cristo nos convida a misericórdia, quem muito ama muito perdoa, quem pouco ama pouco perdoa. Abraçando a Mãe de Jesus estamos abraçando a Cristo, referiu-se sobre as palavras do Evangelho onde Jesus é o grão de trigo que morreu para garantir-nos vida em plenitude. 

Ao final foi rezada a Catena (oração dos Legionários) encerrando as 11:30h com o canto do Hino da Legião e a benção final. Todas unidas participaram do almoço.



LEGIÃO DE MARIA – CÚRIA MÃE DO BOM CONSELHO
PARÓQUIA SÃO COSME E SÃO DAMIÃO – DIOCESE DE
JUAZEIRO
CONVIda A TODOS PARA A FESTA DA ACIES
 25 DE MARÇO 2012 – INÍCIO AS 07h30min COM A SANTA MISSA


Este ano nossa festa central, chamada ACIES, será celebrada em nossa Paróquia de São Cosme e São Damião, no dia 25 de março, às 07h30min horas.

ACIES significa exército em ordem de batalha, e, é nesse espírito de soldados de Maria, que nós legionários ativos e auxiliares nos consagramos a Nossa Mãe, e pedimos que nós dê forças para nosso trabalho. Entregamos tudo o que temos a Maria neste dia de consagração individual e coletiva. 

A Missa será celebrada pelo Padre Raimundo que estará substituindo o nosso Pároco Padre José Filipe, que nos acolhe e autorizou que a festa fosse realizada na nossa paróquia.

Nós legionários convidamos todas as pessoas que quiserem participar, assim Maria, Nossa Mãe poderá recrutar mais legionários nesta data tão especial.

Dia 25 de março, domingo, às 07h30min horas. Missa e Consagração. Após almoço partilhado no espaço livre da paróquia.

SALVE MARIA!






LEGIÃO DE MARIA – CÚRIA MÃE DO BOM CONSELHO
PARÓQUIA SÃO COSME E SÃO DAMIÃO – DIOCESE DE JUAZEIRO
Rua Cícero Feitosa - 26, Alagadiço
Tel.; (74) 8831-8636 / 8804-3013 / 8817-5369 / (87) 8837-9253

FESTA DA ACIES – 25/03/2012
Local: Igreja do Cosminho
Data: 25 de Março de 2012
Início: 07h30minh – Com a Celebração do Sacrifício da Santa Missa

1    Canto inicial – “Senhora Rainha”;

2    Acolhida pela nossa Irmã Presidente Helena Martins;

3    Orações iniciais da tessera e o terço meditado;

4    Palestra “Solenidade Legionária” pág. 170 – Capítulo 30; - Pe. Raimundo;

5    Alocução sobre a Consagração – Pe Raimundo;

6    Canto – fundo musical “Hino da Campanha da Fraternidade 2012”;

7    Desfile – à frente o Sacerdote, oficiais da cúria, seguido dos legionários dois a dois;

8    Ato de Consagração – Lido;

9    Ato de Consagração coletiva – Apêndice 11, pág. 349 – Irmã Irenice;

10  Catena legionis;

11  Orações finais e benção pelo Sacerdote;

12  Canto final – Hino da Legião;

13  Almoço partilhado;

14  Agradecimentos;

“Acies – Exército em ordem de batalha”



Legião de Maria diocese de Juazeiro realiza “I Retiro Espiritual”.



No domingo, 19 de fevereiro, os membros do Movimento da Legião de Maria participaram na Casa das Irmãs, bairro João Paulo II,  do I retiro espiritual que, teve como tema central; “ Espiritualidade da legião de Maria “ E Sub-tema: "A vida interior dos legionários".


O Retiro teve participação de mais de 150 legionários de todas as Cúrias  e Preasidia, tendo inicio, com as orações iniciais da téssera, terço meditado. Durante todo o dia, houve momentos de oração, louvores, animação com o ministério de música legionários da Paróquia Santa Terezinha,  adoração, testemunhos, palestras com os temas:" Inabaláveis na fé, unidos no amor e Eucaristia fonte inesgotável de graças, cura e libertação." Tendo como palestrantes Vera Galvão e Maria Perpétua. Que nos deixou como mensagem:  Legião de Maria tem a missão de apresentar Jesus ao mundo, precisando estar sempre firme na fé, e não se deixar abater, tendo como ponto principal a Eucarística fonte de vida. 

O tema central foi bem colocado e explanado pela nossa Irmã Presidente Vera Lúcia. Espiritualidade Mariana consiste em viver e celebrar, com Maria, o Mistério de Cristo. Os principais pontos da espiritualidade da Legião de Maria são: orações e o terço, a união de Maria e os legionários uns com os outros. Espiritualidade é uma experiência sobrenatural em nós, é Deus em nós.
Finalizando o retiro com a Celebração da Palavra por nosso irmão Carmilton. Foi para todos um dia especial, alega os participantes que valeu apena deixar o conforto de seus lares para esse dia, ficando gostinho de quero mais. Salve Maria!

Realiza-se no próximo dia 19 de Fevereiro o habitual retiro da Legião de Maria. Este encontro de Legionários ativos é uma das recomendações do nosso manual e do sistema Legionário. O encontro será orientado pela Presidente do Comitium Vera Lúcia. O início do retiro está marcado para as 08:15h00 da manhã e terminará pelas 14:30h com a Celebração da Eucaristia. A casa das Irmãs no Bairro João Paulo II estará de braços abertos para este acontecimento onde contamos com a participação de mais de 200 legionários os grupos juvenis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, os grupos de legionários de toda Diocese, segue programação abaixo:


LEGIÃO DE MARIA – SENATUS DE SALVADOR BAHIA
COMITIUM “MEDIATRIX” – DIOCESE DE JUAZEIRO
Rua 01. s/n, Alto do Cruzeiro – Lar de Nazaré (Vizinho a Capela Stª Helena)
Tel; (74) 8813-0535 / 8811-1957 / 3618-4021 /3613-1063.
I Retiro Espiritual – 19/02/2012
Local: Casa das Irmãs – João Paulo II
Tema Central: Espiritualidade da Legião de Maria
Sub-tema: A vida interior dos legionários
Horário: 08:00hs – Boas Vindas(1ª entrada – Juvenil)
                               2ª entrada – Livro de assinaturas e entrega do texto
1º Momento:
8:15 – Acolhida (Ministério de Música)
8:25 – Entrada da Imagem de Nossa Senhora
8:30 – Orações Iniciais ( Terço meditado) – Ir. Jaqueline
9:00 – Cântico de animação
9:10 – Objetivo do retiro ( Cântico) – Vera
9:20 – Explanação do Texto (Espiritualidade da Legião)
9:30 - 1ª  Palestra: Tema – “Inabaláveis na fé, unidos no amor” (Vera Galvão)
9:50 – Cântico
10:00 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
10:30 – Lanche
2º Momento
10:50 – Retorno – (Oração da Catena)
10:55 – Cântico
11:00 – 2ª Palestra: “Eucaristia fonte inesgotável de graças, cura e libertação”
11:20 – Cântico
11:30 – Momento de Louvor
12:00 – Almoço

3º Momento
13:30 – Retorno – Cântico
13:40 – Testemunhos
14:00 – Orações Finais
14:30 – Santa Missa /Celebração
Avisos / Agradecimentos


Cúria Mãe do Bom Conselho
Planejamento anual - Ano 2012

Local da Reunião: Igreja de São Cosme e São Damião - às 10h00min
Presidente:             Irmã Helena      (74) 8831-8663
Vice-Presidente:    Irmã Gorete    (74) 8804-3013 e-mail: mgsa118@hotmail.com
Secretária:              Irmã Poliana      (74) 8817-5369 e-mail: poly_fashion25@hotmail.com
Tesoureira:             Irmã Rosemére (87) 8837-9253 e-mail: rosemerediniz23@hotmail.com
JANEIRO
Dia 01/01/2012 Missa dos movimentos as 17h00min no Cosminho;
Dia 04/01/2012 Primeira hora santa em Maria Gorete às 19h30min;
Dia 07/01/2012 Reza do rosário para os devotos de N. Srª às 14h00min no cosminho;
Dia 08/01/2012 Visita da cúria ao abrigo São Vicente de Paulo;
Dia 22/01/2012 Visita da cúria no sanatório N.S de Fátima, missa em ação de graça da legião;
Dia 29/01/2012 Reunião da cúria;
           Apresentar Relatório: Praesidium Nossa Senhora de Guadalupe
                                                   Praesidium Divina Pastora
FEVEREIRO
Dia 01/02/2012 Hora Santa em Maria Gorete às 19h30min;
Dia 04/02/2012 Reza do rosário para os devotos de N.Senhora às 14h00min no cosminho;
Dia 05/02/2012 Missa dos Movimentos responsável pastoral familiar;
Dia 12/02/2012 Visita aos auxiliares;
Dia 19/02/2012 Retiro espiritual a nível comitium e cúria local: casa das irmãs no João Paulo II;
Dia 22/02/2012 Abertura da campanha da fraternidade e quaresma;
Dia 24/02/2012 Inicio das vias sacras;
Dia 26/02/2012 Missa em ação de graças da legião de Maria e reunião da cúria;
         Apresentar Relatório: Praesidium Nossa Senhora Auxiliadora
MARÇO
Dia 03/03/2012 Reza do rosário para os devotos de N. Senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 04/03/2012 Missa dos movimentos responsável Renovação Carismática;
Dia 07/03/2012 Hora Santa em Maria Gorete à 19h30min;
Dia 11/03/2012 Encontro de formação para cúria e praesidium;
Dia 18/03/2012 Reunião da cúria;
Dia 24/03/2012 Caminhada penitencial ;
Dia 25/03/2012 Festa da Acies - Missa em ação de graças da legião de Maria no Cosminho;
        Apresentar Relatório:  Praesidium Nossa Senhora das Graças
                                                Praesidium Nossa Senhora da Misericórdia
ABRIL
Dia 01/04/2012 Missa dos movimentos responsável Shalon e domingo de ramos;
Dia 04/04/2012 Hora Santa em Maria Gorete às 19h30min;
Dia 07/04/2012 Reza do rosário para os devotos de Nossa Senhora às 14 h, no Cosminho;
Dia 08/04/2012 Domingo de Páscoa;
Dia 15/04/2012 Cúria visita o abrigo São Vicente de Paulo
Dia 22/04/2012 Missa em ação de graças da Legião de Maria e jornada apostólica em S.José Operário as 14h00min;
Dia 28/29/30 Tríduo em louvor a São José Operário;
Dia 29/04/2012 Reunião da cúria
        Apresentar Relatório: Praesidiem N. Senhora todos os povos
MAIO
Dia 01/05/2012 Missa em ação de graças a São Jose operário;
Dia 02/05/2012 Hora Santa em Maria Gorete às 19h30min;
Dia 05/05/2012 Reza do rosário para os devotos de N. Senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 06/05/2012 Missa dos movimentos responsável Legião de Maria;
Dia 13/05/2012 Estudo do manual no cosminho;
Dia 27/05/2012 Missa em ação de graças da legião de Maria reunião da cúria e festa de Pentecoste;
         Apresentar Relatório: Praesidium nossa senhora de Fátima
DURANTE O MÊS DE MARIA OS LEGIONARIOS REALIZAM O TERÇO NOS LARES


JUNHO
Dia 02/06/2012 Reza do rosário para os devotos de N.Senhora, às 14h00mino cosminho;
Dia 03/06/2012 Missa dos movimentos responsável Mãe Imaculada; 
Dia 06/06/2012 Hora Santa em Maria Gorete às 19h30min;
Dia 07/06/2012 Corpus Christi;
Dia 17/06/2012 Estudo do manual em Maria Gorete as 14h00min;
Dia 24/06/2012 Missa em ação de graças da legião de Maria e reunião da cúria
           Apresentar Relatório: Praesidium Rainha da Vitoria
                                                  Praesidium Nossa Senhora da Piedade
JULHO
Dia 01/07/2012 Missa dos movimentos responsável Vicentinos;
Dia 04/07/2012 Hora Santa em Maria Gorete às 19h30min;
Dia 07/07/2012 Reza do rosário para os devotos de N. Senhora as 14h00min no cosminho;
Dia 21/07/2012 Chegada de Nossa Senhora das Grotas no Cosminho;
Dia 22/07/2012 Congresso Legionário local colégio municipal Paulo VI;
Dia 29/07/2012 Missa em ação de graças da Legião de Maria e reunião da cúria;
            Apresentar Relatório: Praesidium Divina Pastora
                                                   Praesidium nossa senhora da Guadalupe
AGOSTO
Dia 01/08/2012 Hora santa em Maria gorete às 19h30min;
Dia 04/08/2012 Reza do rosário para os devotos de N. Senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 05/08/2012 Missa dos movimentos responsável Pastoral Familiar;
Dia 12/08/2012 Estudo do manual comitium;
Dias 12 a 18 Semana nacional das famílias com benção nos lares;
Dia 26/08/2012 Missa em ação de graças da Legião de Maria e reunião da cúria;
Dia 30/08/2012 Inicio do Novenario de nossa senhora das grotas
            Apresentar Relatório: Praesidium Nossa Senhora Auxiliadora;
SETEMBRO
Dia 01/09/2012 Reza do rosário para os devotos de N.Senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 02/09/2012 Missa dos movimentos responsável Legião de Maria;
Dia 05/09/2012 Hora santa em Maria gorete às 19h30min;  
Dia 07/09/2012 A nível de paróquia realizar uma missa em ação de graças pelos 91 anos da Legião no mundo e 61 anos no Brasil;
Dia 16/09/2012 Jornada Apostólica no Cosminho às 14h;
Dia 17 a 26 Novenário e festa em louvor a São Cosme e São Damião;
Dia 30/09/2012 Sarau do Comitium, reunião da cúria e missa em ação de graças da Legião de Maria;
          Apresentar Relatório: Praesidium Nossa Senhora das Graças
                                                  Praesidium Nossa Senhora da Misericórdia
OUTUBRO
Dia 03/10/2012 Hora Santa em Maria Gorete às 19h30min;
Dia 06/10/2012 Reza do rosário para os devotos de N.Senhora as 14h00min no Cosminho:
Dia 07/10/2012 Missa dos movimentos responsável Mãe Rainha;
Dia 12/10/2012 Cenáculo com Maria;
Dia 14/10/2012 Encontro juvenil (Comitium);
Dia 28/10/2012 Missa em ação de graças Legião de Maria e reunião da cúria, jornada missionária recenseamento paroquial Comitium;
Dias 04, 11, 18,25 terço nas praças
             Apresentar Relatório: Praesidium N. Senhora de todos os povos
NOVEMBRO
Dia 02/11/2012 Visita ao cemitério;
Dia 03/11/2012 Reza do rosário para os devotos de N. Senhora às 14h no Cosminho;
Dia 04/11/2012 Missa do movimento responsável Mãe Imaculada;
Dia 07/11/2012 Hora santa Maria gorete às 19h30min;
Dia 11/11/2012 Encontro anual (comitium);
Dias 15 a 23 novenário pela VI caminhada pela paz;
Dia 24/11/2012 Caminhada pela paz;
Dia 25/11/2012 Missa em ação de graças pela Legião de Maria e reunião da cúria;
           Apresentar Relatório: Praesidium N.Senhora de Fátima


DEZEMBRO
Dia 01/12/2012 Reza do rosário para os devotos de N. Senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 02/12/2012 Missa do movimento responsável Movimento Shalon;
Dia 05/12/2012 Hora santa em Maria gorete às 19h30min;  
Dia 09/12/2012 Passeio anual (comitium);
Dia 16/12/2012 Jornada Apostólica em Santa Maria Gorete;
Dia 17/12/2012 Planejamento anual (cúria);
Dia 26/12/2012 Missa em ação de graças da Legião de Maria;
Dia 30/12/2012 Reunião da cúria;
Novena de natal nos lares
Confraternização a nível de Praesidium
        Apresentar Relatório: Praesidium  Rainha da Vitória
                                                Praesidium Nossa Senhora da Piedade 
MENSAGEM
Amemos a nossa reunião, porque ali estão Jesus e Maria.
‘’Todas às vezes, que dois ou mais se reunirem em meu nome, aí estarei Eu no meio deles ‘‘. E Nossa Senhora está ali representada pela sua Imagem. Sejamos pontuais, porque ninguém sabe a hora da graça. Aceitemos com fé e amor o trabalho que nos for determinado, porque ali está a vontade de Deus. E assim estaremos trabalhando pela nossa santificação.
Relação dos Praesidia pertencentes a Cúria Mãe do Bom Conselho
No Cosminho são 5 grupos
1 – Praesidium: Nossa Senhora de Fátima se reúne toda terça-feira, às 19h30min;
2 – Praesidium: Divina Pastora se reúne toda segunda-feira, às 19h30min
3 – Praesidium Nossa Senhora de Guadalupe se reúne toda quarta-feira às 16h30min;
4 – Praesidium Rainha da Vitória funciona toda quarta-feira às16: 00hs;
5 -  Praesidium Nossa Senhora Auxiliadora funciona ás quinta-feira às 19h30minhs
Na capela de São José Operário são três grupos:
1 – Praesidium Nossa Senhora da Piedade funciona às terça-feira ás 19h30minhs
2 – Praesidium Nossa Senhora da Misericórdia funciona às segunda-feira ás 19h30minhs
3 – Praesidium Nossa Senhora das Graças funciona às quarta-feira á 19h30minhs
Na capela de Santa Maria Gorete um grupo:
1 – Praesidium Nossa Srª Topos os Povos funciona às quarta - feira às 16h00minhs


O COMITIUM MEDIATRIX, DIOCESE DE JUAZEIRO, INFORMA A TODOS OS LEGIONÁRIOS QUE A LEGIÃO DE MARIA NO PRÓXIMO DIA 07 DE SETEMBRO DE 2011 ESTARÁ COMPLETANDO 90 ANOS NO MUNDO E 60 ANOS NO BRASIL.
A MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS SERÁ NÍVEL DE PARÓQUIA.
A CÚRIA MÃE DO BOM CONSELHO DA PARÓQUIA SÃO COSME E SÃO DAMIÃO CONVIDA TODOS OS LEGIONÁRIOS A INTENSIFICAREM SUAS ORAÇÕES E AO MESMO TEMPO PARTICIPAREM DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA QUE REALIZAR-SE-A ÀS 06:30 NO COSMINHO.
















40º Aniversário da Legião de Maria -  Preasidium Nossa Senhora Divina Pastora - Paróquia Cosme e Damiãora
 (em fotos)






40º Aniversário da Legião de Maria Preasidium Nossa Senhora Divina Pastora - Paróquia Cosme e Damião
 

No domingo, 26 de junho, foi celebrado o 40º aniversário do Preasidium Divina Pastora, na Paróquia de São Cosme e Damião.
A comemoração aconteceu com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Pároco Pe José Filipe, que contou com uma boa participação de legionários e fiéis.
O Padre José Filipe, em sua homília, destaca o trabalho silencioso da legião na evangelização, no serviço e dedicação dos legionários, orientados pela Palavra Sagrada, para levar Cristo ao mundo.
Contamos com a participação de uma legionária de mais de 90 anos, demonstrando todo seu carinho e amor por Maria.
Encerrando a Santa Missa com uma belíssima mensagem lida pela presidente do Preasidium Nice " Legionário O Semeador "
No imenso campo do mundo tu és um semeador, semeia, Legionário,semeia cada vez com maior amor. Não digas que o solo é mau, Que chove frequentemente ou que o sol castiga a terra ou que não serve a semente. Enfrenta as dificuldades não podes desanimar. Aqui no campo do mundo, teu dever é semear. Tua palavra é semente. Teu exemplo, teu perdão, É semente que dás tua lição.
É semente teu sorriso, o teu aperto de mão. É semente tudo, tudo que vem do teu coração. Não esperas recompensa, mas recompensa terás E nem apenas em riqueza mas rico sei que serás Porque trabalhas num reino Onde perder é ganhar Onde dar é receber Vamos, legionário semear. Semeia, semeia sempre. Cada vez com mais amor. No imenso campo do mundo. Tu és semeador!  . 
















Legião de Maria realiza Festa da Acies

Cúria Mãe do Bom Conselho - Paróquia Cosme e Damião


A Legião de Maria realizou no domingo, dia 27 de março de 2011, a Festa da Acies. O encontro aconteceu às 09:00h, na paróquia Cosme e Damião, com a participação dos legionários das paróquias do bairro do Cosminho, Santa Maria Gorete e São José. Dando início com a Santa Missa às 07:30, presidida pelo Pe. Filipe. Estavam presentes em nossa matriz, os grupos das comunidades Santo Antônio e Carnaíba. 
Contamos também com a participação de um membro do Comitium Mediatrix a secretária Maria José.


A maior festa anual da Legião de Maria que se designa por Acies, palavra que se origina do latino, significa um exército em ordem de batalha. Os legionários se reuniram para renovar a sua fidelidade a Maria, rainha da legião e para receber a força e as bênçãos para um novo ano de combate contra as forças do mal.


O grupo tem por objetivo atingir todas as pessoas através de visitas domiciliares, a abrigos e hospitais, tornando Jesus e Maria conhecidos e amados pelo maior número de pessoas.
A Legião de Maria Cúria Mãe do Bom Conselho reuniu todos os praesidium pra a Festa de Acies, no domingo, 27, na Igreja Cosme e Damião. O Seminarista Antonio Fernandes fez uma palestra sobre o significado de Nossa Senhora na Igreja, logo em seguida aconteceu o momento de consagração dos legionários. Orações e reflexões fizeram parte da programação que terminou com a benção pelo Diretor Espiritual Pe. Filipe.
Em seguida momento de descontração e laser com a partilha do almoço.




CÚRIA MÃE DO BOM CONSELHO

PLANEJAMENTO ANUAL 2011
LOCAL DA REUNIÃO: IGREJA DE SÃO COSME E DAMIÃO – ÀS 10h00m ÚLTIMO DOMINGO DE CADA MÊS
OFICIAIS DA CÚRIA MÂE DO BOM CONSELHO – PARÓQUIA COSME E DAMIÃO
PRESIDENTE:            HELENA MARTINS FONSECA            (74) 8831-8636
VICE- PRESIDENTE: MARIA GORETE ALMEIDA                 (74) 8804-3013
 SECRETÁRIA:           POLIANA DE SOUZA BRAZIL              (74) 8817-5369
 TESOUREIRA:          ROSEMÉRE FERREIRA DINIZ SILVA  (87) 8837-9253
Email : rosemerediniz23@hotmail.com



MARÇO
Dia 05/03/2011 Reza do Rosário para os devotos de nossa senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 06/03/2011 Reunião da Cúria e Missa dos Movimentos Festa da Acies Comitium;
Dia 09/03/2011 Início da Vias- Sacras. Abertura da Campanha da Fraternidade 2011;
Dia 27/03/2011 Missa em Ação de Graças da Legião de Maria e Festa da Acies Cosminho às 07h30min:
RELATÓRIO: Praesidium Nossa Senhora das Graças
                      Praesidium Nossa Senhora da Misericórdia
ABRIL
Dia 02/04/2011 Reza do Rosário para os devotos de Nossa Senhora ás 14h00minh no Cosminho:
Dia 03/04/2011 Missa dos Movimentos no Cosminho às 17h00min:
Dia 17/04/2011 Jornada Apostólica em São José Operário às 14h00min;
Dia 22/04/2011 Paixão de Cristo e de 22/04 a 01/05 novena em louvor a São José Operário;
Dia 24/04/2011 Reunião da Cúria e Missa em Ação da Graças da Legião de Maria no Cosminho às 07h30min;
A PARTIR DO DIA 24/04/2011 AS REUNIÃO DA CÚRIA MÃE DO BOM CONSELHO MUDOU PARA O ULTIMO DOMINGO
RELATÓRIO: Praesidium Todos os Povos
MAIO
Dia 01/05/2011 Missa dos Movimentos no Cosminho ás 17h00min;
Dia 07/05/2011 Reza do Rosário para os devotos de nossa senhora às 14h00min no Cosminho:
Dia 15/05/2011 Estudo do Manual Cosminho;
Dia 22/05/2011 Missa em Ação de Graças da Legião de Maria no Cosminho às 07h30min;
Dia 29/05/2011 Reunião da Cúria às 10h00min;
RELATÓRIO: Praesidium Nossa Senhora da Conceição de Carnaiba de Dentro
                      Praesidium Nossa Senhora de Fátima
DURANTE O MÊS DE MARIO OS LEGIONÁRIOS REALIZAM O TERÇO NOS LARES EM HOMENAGEM A MARIA
JUNHO
Dia 04/06 /2011 Reza do Rosário para os devotos de nossa senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 05/06/2011 Missa dos Movimentos no Cosminho às 17h00min;
Dia 12/06/2011 Festa de Pentecostes;
Dia 19/06/2011 Jornada Apostólica em Maria Gorete às 14h00min;
Dia 23/06/2011 Corpus Christi;
Dia 26/06/2011 Reunião da Cúria e Missa em Ação de Graças da Legião de Maria às 07h30min;
40 ANOS DO 1º PRAESIDIUM DA PARÓQUIA DIVINA PASTORA
RELATÓRIO: Praesidium Rainha da Vitória
                      Praesidium Nossa Senhora da Piedade
JULHO
Dia 02/07/2011 Reza do Rosário para os devotos de nossa senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 03/07/2011 Missa dos Movimentos no Cosminho às 17h00min;
Dia 10/07/2011 Estudo do Manual em São José Operário às 14h00min;
Dia 24/07/2011 Reunião da Cúria e Missa em Ação de Graças da Legião de Maria às 07h30min;
RELATÓRIO: Praesidium Divina pastora
                     Praesidium Nossa Senhora de Guadalupe
AGOSTO
Dia 06/08/2011 Reza do Rosário para os devotos de nossa senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 07/08/2011 Missa dos Movimentos no Cosminho às 17h00min;
Dia 14/08/2011 Jornada Apostólica no Cosminho às 14h00min;
Dia 21/08/2011 Estudo do Manual Comitium;
Dia 28/08/2011 Reunião da Cúria e Missa em Ação de Graças da Legião de Maria às 07h30min;
Dia 30/08/2011 Início do Novenário de Nossa Senhora das Grotas;
RELATÓRIO: Praesidium Nossa Senhora Auxiliadora
SETEMBRO
Dia 03/09/2011 Reza do Rosário para os devotos de nossa senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 04/09/2011 Missa dos Movimentos no Cosminho às 17h00min;
Dia11/09/2011 Jornada Apostólica no Cosminho às 14h00min;
Dia 17/09 a 26/09 Novena em louvor a São Cosme e São Damião;
Dia 18/09/2011 Jornada Apostólica;
Dia 25/09/2011 Reunião da Cúria e Missa em Ação de Graças da Legião de Maria às 07h30min;
SARAU LOCAL A TRATAR
RELATÓRIO: Praesidium Nossa Senhora das Graças
                       Praesidium Nossa Senhora da Misericórdia
OUTUBRO
Dia 01/10/2011 Reza do Rosário para os devotos de nossa senhora às 14h00minno Cosminho;
Dia 02/10/2011 Missa dos Movimentos no Cosminho ás 17h00minh;
Dia 16/10/2011 Encontro Juvenil Comitium;
Dia 19/10/2011 V Caminhada pela Paz;
Dia 23/10/2011 Reunião da Cúria e Missa em Ação de graças da Legião de Maria às 07h30min:
TODAS AS QUINTAS- FEIRAS REZAM DO TERÇO NAS PRAÇAS REUNIR AS FAMÍLIAS dias 06/13/20/27
RELATÓRIO: Praesidium Todos os Povos
NOVEMBRO
Dia 02/11/2011 Visita ao Cemitério após a celebração no Cosminho:
Dia 05/11/2011 Reza do Rosário para os devotos de nossa senhora às 14h00min no Cosminho;
Dia 06/11/2011 Missa dos Movimentos no cosminho às 17h00min;
Dia 20/11/2011 Encontro Anual com Cúria e Praesidium;
Dia 27/11/2011 Reunião da Cúria e Missa em Ação de Graças da Legião de Maria às 07h30min;
RELATÓRIO: Praesidium Nossa Senhora da Conceição de Carnaiba de Dentro
                       Praesidium Nossa Senhora de Fátima
DEZEMBRO
Dia 03/12/2011 Reza do Rosário para os devotos de nossa senhora às 14h00min;
Dia 04/12/2011 Missa dos Movimentos no Cosminho às 17h00min;
Dia 11/12/2011 Passeio Cúria e Praesidium;
Dia 18/12/2011 Reunião da Cúria e Missa em Ação de Graças da Legião de Maria às 07h30min;
NOVENA DE NATAL NOS LARES E CONFRATERNIZAÇÃO COM TODOS OS LEGIONÁRIOS
RELATÓRIO: Praesidium rainha da Vitória praesidium nossa senhora da piedade
OFICIAIS DA CÚRIA MÂE DO BOM CONSELHO – PARÓQUIA COSME E DAMIÃO
PRESIDENTE:            HELENA MARTINS FONSECA           (74) 8831-8636
VICE- PRESIDENTE: MARIA GORETE ALMEIDA                (74) 8804-3013
 SECRETÁRIA:           POLIANA DE SOUZA BRAZIL             (74) 8817-5369
 TESOUREIRA:          ROSEMÉRE FERREIRA DINIZ SILVA (87) 8837-9253
MENSAGEM
“Que neste ano de 2011 possamos trabalhar com mais amor, coragem, força, determinação, que possamos levar o nome de MARIA com mais entusiasmo a muitos corações, que cada um de nós legionários possa assumir o compromisso que fazemos em cada renovação da promessa.” (FESTA ACIES) “EU SOU TODA VOSSA E TUDO QUANTO TENHO A VÓS PERTENCE”


Horário, local e dias das reuniões dos Preasidia que pertencem a Cúria Mãe do Bom Conselho Paróquia Cosme e Damião:


Preasidium N. Srª Auxiliadora
Reunião Semanal dia Quinta – feira às 19h30min -Paróquia Cosme e Damião
Local da reunião: Capela Cosme e Damião
Preasidium N. Srª Divina Pastora
Reunião Semanal dia Segundo – feira às 19h30min -Paróquia Cosme e Damião
Local da reunião: Capela Cosme e Damião
Preasidium N. Srª de Fátima
Reunião Semanal dia Terça – feira às 19h30min -Paróquia Cosme e Damião
Local da reunião: Capela Cosme e Damião
Preasidium N. Srª de Guadalupe
Reunião Semanal dia Quarta – feira às 18h30min -Paróquia Cosme e Damião
Local da reunião: Capela Cosme e Damião
Preasidium N. Srª Rainha da Vitória
Reunião Semanal dia Quarta – feira às 16h30min – Paróquia Cosme e Damião
Local da reunião: Capela Cosme e Damião
Preasidium N. Srª da Misericórdia
Reunião Semanal dia Segunda – feira às 19h30min  Paróquia Cosme e Damião
Local da reunião: Capela São José Operário
Preasidium N. Srª das Graças
Reunião Semanal dia Quarta – feira às 19h30min -Paróquia Cosme e Damião
Local da reunião: Capela São José Operário
Preasidium N. Srª da Piedade
Reunião Semanal dia Terça – feira às 19h30min – Paróquia Cosme e Damião
Local da reunião: Capela São José Operário
Preasidium N. Srª Todos os Povos
Reunião Semanal dia Sexta – feira às 16h00min – Paróquia Cosme e Damião
Local da reunião: Capela Santa Maria Gorete